Resenha | Eros & Psique

"...Ao chegar ao quarto de Psique materializou-se. Deparou-se com Psique dormindo em sua cama, com os cabelos refletindo a luz da lua e brilhando mais do que as joias que adornavam os aposentos reais. Eros empalideceu-se com a beleza da jovem e se martirizou pela missão encomendada por sua mãe:  - Ela é tão linda! Seria uma crueldade acabar com essa beleza tão rara..."
No século VII a.C. nasceu na Grécia um lindo bebê chamado Psique. Seu pai, rei de uma das divisões do país, preocupado com a sucessão do trono reservou sua filha, dona de uma enorme beleza, ao dom do Sacerdócio. 
Pai de três meninas, o rei necessitava manter a estabilidade do seu reino cansando suas duas primeiras filhas, Magnetes e Téssora, com príncipes do reino vizinho. Quando estes chegam para conhecer suas noivas, eles descobrem a extrema beleza de Psique, apaixonando-se por ela. O rei muito irritado com a situação, pois não queria que sua caçula se casasse, expulsou os rapazes. Nisso, ambos gritaram para a jovem o quanto ela era bonita, mais bonita que Afrodite!!
Após um tempo, todo o reino conhecia a beleza da jovem Psique e a idolatrava como um anjo de beleza pura, uma deusa que recebia oferendas como tal. Afrodite, a verdadeira deusa da beleza, que lá do alto estava descontente por seu altar estar sem presentes, pede para seu filho, Eros, terminar com aquela situação. 
Eros, o cupido do amor, chega durante a noite ao quarto da mortal Psique carregando uma poção para que as pessoas não enxergassem mais sua beleza. A jovem acaba por acordar e num tremendo susto o cupido Eros é ferido por sua própria flecha do amor, porém foge da beleza de sua então amada.
Como ficarão as vidas de Eros e Psique? Um deus apaixonado por uma mortal era inadmissível!
O amor de Eros e Psique deveria ser testado. Impossível uma mortal ser forte o suficiente para seguir adiante em uma relação assim. Psique deveria ser castigada pela humilhação que fez Afrodite passar e ainda teria que sofrer para ficar ao lado de Eros.
Até aonde você vai para ficar ao lado do seu amor?
O livro escrito por João Pedro Roriz reúne diversão e ensinamento. Ao mesmo tempo que nos divertimos com situações geradas pelos deuses, aprendemos sobre sua história e característica mitológicas de uma forma super fácil e jovem. Acredito que o objetivo do autor tenha sido esse mesmo: nos divertir, ensinar e emocionar. Emocionar pela dedicação da mortal e do deus em ficarem juntos.
Eros e Psique é leitura de belíssimas 143 páginas para uma única tarde. 
Quer aprender um pouco sobre mitologia? Te recomendo!

7 comentários:

  1. Já li um livro sobre Eros e Psique e realmente a história é muito bonita.
    Vi há anos uma peça de teatro aqui no RJ sobre o mesmo tema e foi linda *-*
    Mas esse livro eu não conhecia e gostei de saber sobre ele ;)

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  2. Percebi cada emoção tua lendo o livro, amiga, e dizendo que era um livro super legal. Adorei tua resenha e achei a história bem interessante.
    Beijoca!
    Let It Shine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huehuehue Sou mil e uma expressões lendo um livro, né amiga? >< Realmente, fiquei bem impressionada com o jeito que o João Pedro nos mostrou esse romance da mitologia.
      Beijoca!

      Excluir
  3. Adoro mitologia. Ótima resenha, bem simples mas bem explicadinha. Continue assim.

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Parabéns pela resenha!
    Parece ser um livro realmente muito coool!
    ;D


    beijos
    Selene Blanchard
    Bacio,Moda & eu

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha Tainara! Gosto de livros que falam sobre mitologia. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Tainara! Mitologia é um dos meus temas prediletos, sem dúvida, mas gosto de livros com mais alguma base! Não curto muito releituras de lições históricas...
    Bjo!

    ResponderExcluir

© Cultura e Donuts - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Tainara Rodrigues de Figueiredo.
Tecnologia do Blogger.