Crônica | O que você faria se não tivesse medo?

Já imaginou como seria sua vida se não houvesse medo? Imagine-se sem medo da mudança, sem medo do novo, sem medo da dificuldade ou do desconhecido, sem medo do aparentemente perigoso e aventureiro. Imagine que qualquer coisa fosse possível e fácil, mesmo que você ainda não soubesse disso. É interessante notar que a maior parte de nossas decisões são pautadas não pelo desejo, mas pelo medo. Temos medo de perder, de errar, de mudar, de não saber e especialmente, temos medo de sofrer. Por isso, muitas de nossas escolhas são guiadas por esse medo e acabamos perdendo, errando, ignorando e sofrendo justamente porque nos impedimos de tentar e experimentar. O medo que nos dirige não nos protege, nos aprisiona.
A vida seria muito mais divertida se soubéssemos gerenciar o medo e não deixá-lo gerenciar a vida. O medo só é útil frente a uma ameaça real, mas consideramos muita coisa ameaçadora e, por isso, limitamos muitas de nossas ações e decisões em função dessas crenças. Poderíamos ser mais prósperos, mais realizadores, mais felizes e mais aventureiros. [...]
O medo só pode ser debelado pela sabedoria, que é sempre fruto da combinação da experiência com a aprendizagem. Quando vivenciamos algo e aprendemos sobre nós mesmos durante essa vivência, ampliamos nossa sabedoria e diminuímos nossos medos. O que é muito bom é que aquilo que aprendemos serve para ampliar nossa autoconfiança em várias áreas, e não apenas naquilo que experimentamos. [...]
Uma vida sem medo seria uma vida iluminada. Naturalmente, o medo não é um mal em si, aliás, é muito útil para preservar nossa integridade física e evitar alguns dissabores. Entretanto, quando não temos clareza sobre o que devemos temer de fato, não acabamos com muitas áreas sombrias que não permitimos sequer olhar. Tentamos ignorar aquilo que nos amedronta e por isso fugimos de nossa própria sombra. O melhor é levar essa sombra para passear ao sol e ver que, muitas vezes, o bicho papão é pura fumaça. Reflita sobre isto! Suerte!

(Crônica retirada do jornal Correio do Povo - By: Dulce Magalhães) 

Achei a mensagem dessa crônica muito interessante e quis compartilhar com vocês. O que acharam? Vocês sentem muito medo? 
xoxo

2 comentários:

© Cultura e Donuts - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Tainara Rodrigues de Figueiredo.
Tecnologia do Blogger.