Entrevista | Autores Parceiros #1

Hey!
Guys eu to tão feliz! O Foolish Happy está indo tão bem, que já temos alguns autores parceiros!
Eu fiz uma pequena entrevista com eles e gostaria que vocês lessem com atenção pois nessas entrevistas estão incluídas algumas dicas e muitas coisas interessantes sobre os autores.
Vou postar as entrevistas de duas em duas, ok?
Well, neste post vamos conhecer os autores Marcelo Paschoalin Rafael de Souza.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Marcelo Paschoalin:
Autor do livro Eriana - Filha da Morte e Vida  (que tem uma capa linda de morrer com aquelas guerreiras parecidas com jogos de RPG), é de São Paulo e é super querido. Autor de mais algumas (várias) obras incríveis ele respondeu com grande prazer a estas perguntas:
1. Você sempre gostou de escrever? Quando que o seu talento foi descoberto?
Sempre gostei de histórias. Gostava de ouvi-las, aprendi a contá-las e, um dia, atrevi-me a escrevê-las. Meu primeiro escrito que pude chamar de 'livro' se deu aos 13 anos de idade. Era algo como uma fantasia urbana, mas com ares de chick-lit. Eu tinha uma história a contar, e é isso o que fez de mim um escritor. Contudo, não acho que seja um talento. Como muitas coisas na vida, escrever também é uma habilidade que aprendemos.

2. Seus personagens são baseados em pessoas que você conhece?
Não e sim. Não, porque conscientemente não me baseio em modelos do meu dia a dia para criar as personalidades e trejeitos. Sim, porque, inconscientemente, todas as nossas experiências somadas formam o que somos e, provavelmente, haja retalhos de alguns conhecidos e algumas personagens sem que eu saiba.

3. Houve alguma situação na sua vida que gostarias de passar para um livro?
Na verdade, sim. A realidade é muito mais limitante que a fantasia, e muitas das histórias que quero contar não podem se encaixar nos moldes de uma única vida, mas escrever é transcender a realidade, é viajar para novos mundos. Minha vida já me deu momentos maravilhosos, mas não é hora ainda de colocá-los no papel.

4. O que você acha que é o ponto de partida para um escritor?
Muita leitura. Se não se gosta de ler, se não se empenha em ler, um escritor jamais terá o conhecimento necessário para elaborar uma boa história. Ele poderá escrever histórias, mas não serão tão cativantes e emocionantes quanto poderiam ser.

5. Para os adolescentes geralmente a parte mais difícil de uma produção textual é elaborar um título. Você acha tranquilo essa parte¿ Qual a sua “estratégia” para a criação de títulos?
Escolher um título nunca é fácil - não apenas para adolescentes, mas para todos nós. Um bom título é uma promessa ao leitor, uma promessa que precisa ser cumprida nas páginas do livro. Além disso, um título é uma ferramenta de marketing, e não raro um editor pode chegar a sugerir um novo título ou uma mudança naquele proposto pelo autor. O que faço é deixar que o título flua livremente - às vezes ele pode ser criado antes da primeira palavra, outras ele surge bem depois do ponto final.

6. Você que elabora as capas para os seus livros ou você compartilha a ideia e confia em um desenhista?
Eu gosto de ter uma certa liberdade para a "direção de arte" da capa. Nas minhas primeiras edições independentes, fiz as capas sozinho - e reconheço que não foi uma escolha muito feliz, pois minhas habilidades como ilustrador ainda precisam melhorar. Contudo, já fiz capas em parceria com a Mila F, nas quais fiz a imagem base e ela pintou digitalmente por cima, o que me agradou bastante. Além disso, há uma capa feita pela Carol Mylius para o livro A última Dama do Fogo que gosto demais. Assim, respondendo à sua pergunta, hoje confio a ideia a um desenhista.

7. Existem outros projetos em pauta?
Sempre! Estou escrevendo um livro, deixando outro maturar na cabeça e duelando com mais duas ideias que estão me cativando cada vez mais. Porém, antes de terminar o que estou escrevendo agora, não me atrevo a começar outro.

8. Você tem um livro ou autor preferido? Nos deixe uma dica de leitura!!
Autores preferidos? Com certeza! E são vários. Uns têm personagens cativantes, outros criaram cenários belíssimos, e ainda há alguns que nos deram dilemas que nos acompanham mesmo depois que fechamos o livro. Mas, para limitar esse rol, escolho Verne, Dumas, Stewart, Doyle e Herbert. E, como dica, sugiro o livro Duna, de Herbert.
Marcelo para o Foolish Happy.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Rafael de Souza: 
É o, também queridíssimo, autor do livro Manfelos que relata a história de Fred Gordon um garoto de dezoito anos que vive no Canadá. O livro que contará com quatro volumes é uma emocionante aventura, sobre o Apocalipse, numa visão bastante moderna e fictícia. 
O Rafael disse que foi muito divertido responder as perguntas!
1. Você sempre gostou de escrever? Quando que o seu talento foi descoberto?
Resposta: Depende do que entendemos por "sempre". Mas acredito que não. O gosto pela escrita surgiu com a ideia do primeiro livro, aos quatorze anos. Até aquele momento eu não havia me dedicado muito ao lápis e papel. Meu talento foi descoberto quando peguei uma redação de seis páginas e transformei numa de vinte e duas; e depois numa de cento e oitenta e duas; e depois numa de trezentas e trinta e seis: ou seja, o primeiro livro lançado atualmente. rsrs

2.Seus personagens são baseados em pessoas que você conhece?
Resposta: Nem todos, mas sim. Alguns possuem uma ou duas características de pessoas que conheço.

3. Houve alguma situação na sua vida que gostarias de passar para um livro?
Resposta: Bem... essa é uma pergunta difícil. Há dois momentos da minha vida os quais eu gostaria de passar para o papel. Um deles foi a época em que fiz teatro: foram excelentes momentos. O outro conta a parte da minha história quando me apaixonei de verdade pela primeira vez. Mas para ser sincero, há passagens íntimas e pessoais, de forma codificada, na saga de Manfelos a qual estou começando a publicar.

4. O que você acha que é o ponto de partida para um escritor?
Resposta: Qualquer coisa! rsrs. Pode ser um tema, uma situação, uma conversa, uma ideia, um game, uma pessoa. Escritores são malucos emocionais, e, de repente, qualquer coisa pode ser seu ponto de partida.

5. Para os adolescentes, geralmente a parte mais difícil de uma produção textual é elaborar um título. Você acha tranquilo essa parte? Qual a sua "estratégia" para a criação de títulos?
Resposta: Não acho que seja tranquilo para todos. No meu caso não enfrento dificuldades. Minha saga compõe quatro volume e, juntos, possuem por volta de cento e dois capítulos: todos já foram nomeados, inclusive os livros. A palavra chave para isso é "essência". Se o seu título traz a essência do texto, você fez um bom negócio.

6. Você que elabora as capas para os seus livros ou você compartilha a ideia e confia em um desenhista?
Resposta: O trabalho é feito em conjunto. Meu capista, André Siqueira, envia um formulário para preenchimento e nele é posta as ideias. De repente estamos ele eu criando a arte.

7. Existem outros projetos em pauta?
Resposta: Meu projeto atual é a saga de Manfelos. Até o momento publiquei apenas o primeiro livro, há pouco mais de um mês (Sim, é super lançamento rsrs). Terminada essa fase, tenho um trabalho especial para escrever. Ainda não posso falar muito sobre ele, mas gosto de chamá-lo de "Um livro infantil para adultos".

8. Você tem um livro ou um autor preferido? Nos deixe uma dica de leitura.
Resposta: O mundo de Sofia, de Jostein Gaarder. Sei que o livro é antigo e o autor é norueguês, mas sou fascinado por esta obra. Ela condensa toda a história da filosofia, num romance para jovens e adultos, de forma fácil e incrível! Faça um favor a si mesmo e devore as 555 páginas.
Rafael para o Foolish Happy.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Eu quero agradecer imensamente o carinho e a disposição de vocês dois. Obrigada por responderem a estas singelas perguntas. As respostas foram maravilhosas!
Quem quiser saber mais sobre estes dois autores incríveis visitem a aba "Autores Parceiros" e visitem seu sites, blogs, facebook!
Espero que tenham gostado da entrevista. Em breve mais dois autores parceiros!! 
xoxo

6 comentários:

  1. Oi Flor!
    Parabéns pelas entrevistas,os dois autores são ótimos mesmo,vou começar a ler Manfelos essa semana,estou ansiosa e sobre o Marcelo,bem sou suspeita para falar.

    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oláá!
    Que bonito, ficou muito legal. Curti as respostas do Marcelo.
    Adoro responder esse tipo de coisa.
    E repito, foi muito divertido mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Olá... Conheci você pelo comentário que você deixou no meu blog... E vim conferir... Gostei desse seu espaço... Já estou seguindo!

    ResponderExcluir
  4. Hey parceira! Ando sumidinha né? rs bom, apareci, relaxa que não te esqueci não!
    Adorei a entrevista, você fez perguntas muito interessantes e objetivas, parabéns *-* as respostas também foram maravilhosas e a altura, parabéns ao Marcelo também!

    beijos, @Karol_hearts
    http://queridos-pensamentos.blogspot.com.br /

    ResponderExcluir
  5. Que bacana!
    Parabéns pela entrevista!!
    Ficou show!

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  6. Oi! Muito legal essas entrevistas!! Parabéns!!
    Meu, já falei que adorei esse seu plano de fundo!! Muito bonito! Adoro esses estilos de livros antigos!!! HAHA!

    Murilo - Books All Over You
    http://booksalloveryou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Cultura e Donuts - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Tainara Rodrigues de Figueiredo.
Tecnologia do Blogger.