Resenha | Frankenstein ou O Prometeu Moderno

"Desejara aquilo com um ardor que ia muito além da moderação; mas agora que acabara, a beleza do sonho desvaneceu-se e um horror e uma repugnância febris encheram meu coração."
Todos (ou a maioria de nós) já ouvimos falar sobre a história de Frankenstein, porém poucos sabem sua história detalhadamente e o que faz dela tão apavorante. Foram estes dois tópicos que me deixaram ansiosa para ler sobre a criação do monstrengo que é um clássico do terror.
O livro começa com as cartas do capitão Robert Walton à sua irmã Margaret, contando sobre sua expedição ao Polo Norte. Em certo momento o seu navio fica cercado de gelo impedindo o progresso da viagem. A tripulação enxerga uma criatura gigante em um trenó no meio do nada, porém é só mais tarde que avistam flutuando sobre as águas geladas em um bloco de gelo, um homem a beira da morte, ele é Victor Frankenstein. O capitão Walton recebe o homem desconhecido e procura cuidar da sua enfermidade. 
Mesmo em más condições Victor conta a seu mais novo amigo sobre sua vida e como ela se desgraçou. 
Victor estava prestes a se casar quando foi para Universidade estudar Ciências Naturais. Após alguns anos nesta matéria, dedica-se a Fisiologia e acaba por aprender a reanimar matéria já morta. Então uma infeliz ideia surge em sua mente: criar um novo ser a partir de pedaços de cadáveres. 
Dá-se vida então ao monstro Frankenstein (que na verdade tem cor da pele amarelada e não verde como nos filmes). Quando a criatura tem a sua primeira reação é que Victor percebe o grande erro que cometeu. Como pode ele dar vida a um ser tão monstruoso?
Victor entra em desespero e sai correndo para longe da criatura. Por coincidência encontra seu melhor amigo Henry Clerval levando-o para sua casa. Não encontrando mais sua criatura no recinto ele ri da situação anterior, mas a ponto da loucura o "cientista" acaba ficando doente e sob os cuidados de Clerval.
Victor mal sabe que sua vida e a de todos seus entes queridos está comprometida pela desgraça.
Em vários momentos é fácil sentir uma tremenda angústia ao viver as tragédias junto com o personagem Victor que acaba a viver sempre com medo e se culpando pelos atos horrendos cometidos por sua criação.
Em um determinado ponto do livro a narração é feita pelo próprio monstro Frankenstein. Eu admito que senti muita pena dele pelo fato de que ele passa a viver escondido em um galpão de uma casa, pois ninguém podia vê-lo que ficava apavorado! Frankenstein aprende a falar e a desenvolver seus sentimentos sozinho, ele até tenta fazer amizade com os donos da casa onde se escondia, mas como sempre foi escorraçado.
Cansado de viver solitário, ele vai até o seu criador, Victor, e pede encarecidamente que o mesmo crie uma companheira para ele. Em um momento de comoção, Victor acaba por aceitar o pedido da criatura, porém no meio do procedimento uma nova onda de horror toma conta do cientista que destrói todo o material.
Vários acontecimentos apavorantes se sucedem, o que faz da trama muito interessante.
O único defeito desta edição é a diagramação, letras pequenas em páginas brancas, mas a história que é o mais importante, é terrivelmente maravilhosa (isso é uma antítese?).
Um clássico do terror recomendadíssimo!!

Nota: Esta história foi lida através de uma edição 3 em 1 da Editora Martin Claret. Farei resenha de um livro por vez. Em breve as próximas histórias (O Médico e o Monstro e Drácula - O Vampiro da Noite) aqui no Foolish.

8 comentários:

  1. Ótima resenha Tainara! É um clássico que está na minha lista de leituras há muito tempo. Espero ter a oportunidade de lê-lo. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Confesso que sempre tive um pouco de medo do Frankenstein. Sei lá, nunca tive vontade de ver filmes com ele...!

    Mas agora que li sua resenha fiquei morrendo de curiosidade! E também fiquei imaginando ele amarelo, já que a tv o mostra verde. :D

    Boa resenha, beijos!!!

    Bia | www.livroseatitudes.com.br

    ResponderExcluir
  3. Uma colunista já fez uma resenha deste livro no meu blog, e amei o que ela escreveu, assim como amei o que você escreveu, cat!
    Já vi alguns filmes, mas nada parece se comparar ao original, né? HEHE

    Um beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  4. Já li esse clássico FANTÁSTICO! É mesmo muito bom! Essa editora quase sempre que eu vejo tem a diagramação ruim, mas historias bem legais!! ;D

    Murilo - Books All Over You
    http://booksalloveryou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não li. mais é CLÁSSICO?! Então já quero.
    Otima resenha. Pena que tinha letra pequena e páginas branco :x
    Beijoos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  6. oi, flor....eu ainda não li esse livro....não nessa edição...li outro....de outra editora...e gostei....gostei da capa...bem legal...e gostei da sua resenha também....

    não conhecia seu blog.....

    seguindo...

    e obrigada pela visita no meu...seja sempre bem-vinda...

    bjisss

    Jaira

    Livros e Versos

    ResponderExcluir
  7. Hei Flor!

    Primeiramente muito obrigada por seguir e comentar no Livros Lovers *-*
    Já seguindo aki ;)

    E serei sincera nunca tinha visto o livro, mas achei interessante descobrir os princípios do clássico Frankenstein.

    Bj0s ^^
    Gíh
    Livros Lovers

    ResponderExcluir
  8. Adoro esse livro!!
    Sua resenha ficou muito boa e me deu vontade de ler novamente o livro :D

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir

© Cultura e Donuts - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Tainara Rodrigues de Figueiredo.
Tecnologia do Blogger.