Resenha | Homem-Aranha NOIR

“Mesmo homem, novos mundos.”

No ano de 1933 ocorreu a grande quebra da bolsa de valores, os Estados Unidos entram em crise e isso leva muitas pessoas a falência, condições de vida miseráveis e muitos que não aguentaram a pressão da época conhecida como a grande depressão acabaram por optar por suicídio (vamos lá pessoal, um pouco de história não nos fará mal). É neste conturbado período da história que encontramos Peter Parker, um jovem humilde que perdeu o tio de forma um tanto quanto mal explicada e agora vive com sua tia, a senhora May Parker, uma ativista social que dá muita dor de cabeça aos políticos e detentores do poder.
A cidade de Nova York não é um lugar simples e pacifico, é controlada de forma suja pelo submundo do crime e está nas mãos do julgo do Duende Verde e sua gangue, o sistema foi corrompido e jogos ilegais e prostituição são coisas comuns. É neste meio que Peter vai honrar a vida justa de seu tio ao aceitar um emprego como fotografo no Clarim diário. A convicção do jovem em fazer justiça  o une ao repórter Bem Urich, conhecedor de fontes obscuras para seu trabalho e Felicia, a Gata Negra, dona do mais famoso bordel da cidade.
A busca de Parker por justiça a todos acaba o colocando acidentalmente próximo a gangue do Duende Verde e um misterioso carregamento de contrabando que contém uma exótica aranha africana que segundo a lenda é encantada, dotada de poderes místicos e é no meio desta complicação que Peter Parker, o fotografo, se torna o já lendário Homem-aranha, trajando o antigo uniforme da primeira guerra do seu falecido tio, agora ele tem a chance de fazer mais do que imaginava por sua cidade, batendo de frente com a gangue do Duende e seus homens de confiança, como O Abutre e Kraven.
A história é muito bem contada, mostrando um herói já conhecido em uma dimensão paralela totalmente diferente da que conhecemos. Isso da um ar novo ao personagem, mas não só a ele, pois os vilões e outros personagens também ganham novas características próprias neste novo mundo até mesmo mudando de funções e papeis. Os desenhos de Carmine de Giandomenico são muito expressivos com relação ao período da história e carregam a atmosfera sombria e elegante que o período noir da cultura propicia a nós. Homem-aranha noir é um mundo novo que pode agradar quem não conhece o herói muito profundamente, principalmente pó ser uma história fechada e nada ligada a cronologia do herói clássico, quanto quem procura mundos novos a serem descobertos ou óticas diferentes as que já estamos acostumados. Sou fã do herói desde que era um jovem garoto que ganhou uma edição do aranha aos 5 anos de idade, o que foi feito dessa edição? Não sei acho que recortei e fiz umas colagens ou a risquei, pena eu sei, mas fazer o que se não fosse por esta edição eu não teria me tornado orgulhosamente um nerd e muito menos tão fã de quadrinhos e leitor assíduo hoje em dia. 

Resenha escrita por: Eduardo Fossati

9 comentários:

  1. Adoro HQS. Parabéns pela ótima resenha Eduardo. Não gosto muito do Homem Aranha mas a história parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  2. Cara, sua resenha se resume em uma palavra: F**A! HAHA Bem legal mesmo! Tb sou fã do herói e senti muita vontade de ler!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu não leio mais HQs não sei porque :(

    Abraços.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nunca li HQs...
    Mas sua resenha esta, com disse o comentário acima, e eu não tenho vergonha de falar F-O-D-A!!

    bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  5. Gosto de HQs, mas não é aquela paixão avassaladora. ahahaha
    Achei bem interessante o livro e adorei a sua resenha!
    Super bem escrita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá.. Já estou te seguindo de volta! :)
    Beijos
    http://libraryinhouse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Cat!
    Spider Man foi um dos meus heróis favoritos quando criança, mas hoje já nem procuro mais gibis ou filmes a respeito... Rsrs
    Vou ver se re-adquiro o antigo hábito de acompanhar Peter Parker em suas aracnídeas aventuras!

    Um beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde :)
    Faz tempo que não leio HQ`s :O
    Mas gostei da dica *-*

    Eu li muito Spider Man quando era mais nova então não sei se aceitarei bem a leitura...

    Abraços
    Rimas do Preto

    ResponderExcluir
  9. Também gosto muito de HQ e ano passado teve aqui no RJ o Comicon 2011 e tive a aportunidade de ganhar autógrafos,desenhos e tirar fotos com Chris Claremont, Edmond Baundoin, Lewis Trondheim, Peter Kuper e outros. Foi realmente fantástico!! Em 2010 consegui conhecer pessoalmente o Milo Manara *-* e ganhei autógrafo, desenho e tirei foto com ele.
    Espero ue esse ano tenho novamente ;)
    Adorei o seu post

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir

© Cultura e Donuts - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Tainara Rodrigues de Figueiredo.
Tecnologia do Blogger.