Crônica | Não seja um spam

Ninguém gosta de receber spam. Lota a caixa de e-mails, faz a gente perder tempo e não tem conteúdo interessante. Se não funciona por que é que ainda tem gente que insiste em enviar spam? De fato, só faz a gente querer mais distância ainda daquela proposta, empresa ou produto. Porém, ruim mesmo é quando a gente é spam, quando não temos conteúdo interessante, interrompemos o processo do outro, atrapalhamos a agenda e somos dificultadores ou obstáculos para melhores resultados. Isso é mais que triste, é grave. Quando agimos como spam, as pessoas vão querer se livrar de nós, nos evitam, não dão muita atenção, nem se importam com nossas ideias ou propostas. Se queremos despertas no outro um estado de simpatia, amizade, curiosidade, disponibilidade e interesse precisamos ter conteúdo como um bom e instigante e-mail. Vejamos como é isso:
1. Nunca seja inconveniente. Tenha clareza do momento mais adequado para abordar ou interromper alguém. Isso demanda ter foco no outro e não apenas nas nossas necessidades.[...]
2. Seja objetivo. Nada mais chato que um e-mail muito longo, dentro de um dia cheia de atividades e compromissos. Então, não seja você também um chato. Seja objetivo, claro, sintético. Não conte a longa história, dê a versão mais curta e mais direta [...]
3. Seja agradável. É, eu sei que às vezes somos os portadores de más notícias. Se der para evitar, melhor, mas se não der, ofereça sua simpatia ao outro e não demonstre seu rancor, diversão ou julgamento sobre a questão. [...]
4. Seja solidário. Se você se dispõe a manter contato com alguém deve haver um bom motivo para isso. Não pratique aquela triste brincadeira de fazer gozação sobre algum episódio difícil da pessoa, mesmo um amigo íntimo não gosta de ser zoado, ninguém gosta. Se for se manisfestar, faço-o de uma forma honesta, íntegra, ética e, especialmente, solidária. Todos temos nossos tropeços e nessas horas é que percebemos o valor de uma palavra amiga.
5. Seja relevante. Entre todas as dicas, esta é a mais valiosa para relações positivas e produtivas. Traga relevância à questão. Mostre como o assunto é importante para o outro. [...]
Bons e-mails não são deletados, são guardados, e às vezes até, compartilhados com nossa rede. Nada melhor que tornar-se um e-mail desse quilate. Reflita sobre isso. Suerte!

(Crônica retirada do jornal Correio do Povo - By: Dulce Magalhães)



4 comentários:

  1. Adorei o texto, principalmente a forma como ele aborda o assunto: trazendo coisas já antigas na humanidade com exemplos atuais (no caso emails e spams). Super criativo, valeu muito a pena eu ter reservado um tempinho para ler isto aqui ;) Beijoos e uma ótima semana para você!

    tudyteen.blogspot.com

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  2. Ótima crônica. Concordo com a pessoa ai de cima, bem criativo. Abraços!

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  3. Oi Tai
    Muito bacana o texto, eu também acho spam muito chato e na grande maioria os emails de spams não tem nada a ver com a gente, né?

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
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    @blogescutaessa

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  4. Oiiie!!! Que não se preocupe coma demora de visitar meu blog :)Visite quando der
    Que bom que gostou dos marcadores :)
    Adorei esse texto.
    Odeio spam principalmente os do tuito
    Beijos
    Brubs

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