Crônica | Erro ou equívoco

Ninguém gosta de errar, porém, ninguém deixa de errar. Sendo assim, talvez haja algo errado com nosso conceito de erro - desculpem o mal trocadilho.
Consideramos erro todo o resultado que é diferente do desejado. Foi assim que foi inventado o chantilly, quando se pretendia fazer outro tipo de creme, mas a receita "não deu certo". Claro que há erros e erros, alguns são pequenos e irrelevantes, outros são grandes em proporções e consequências, contudo, se algo já aconteceu de que vale nos perguntar se poderia ter sido diferente?
Chamamos de erro toda vez que a vida se apresenta diferente de nossas expectativas. Um erro é um resultado, não um desvio de caminho. Esse resultado, seja qual for, é parte integrante de nosso caminho e precisa ser incorporado para seguirmos em frente e não ficarmos encalhados naquele momento porque gostaríamos que fosse diferente. [...]
Há um equívoco em nosso olhar sobre o erro. Se estamos em conflito com a realidade como ela se apresenta e não conseguimos incorporar aquela experiência como parte da vida, negando-a permanentemente, buscando culpados ou nos culpando, isso não muda o passado, mas impacta todo o caminho futuro.
É preciso olhar para o resultado pelo o que ele é e não pelo o que poderia ter sio e aprender sobre si mesmo para seguir em direção a novos e diferentes resultados. Assim, aquilo que chamamos de erro pode ser também definido como um processo de aprendizagem, oportunidades de ampliar experiências e fazer novas escolhas. [...]
Nossa forma de perceber o mundo constrói o mundo que percebemos. Algo que deu errado não significa que seja negativo, a qualificação é nossa escolha. [...]
Se olharmos com atenção, poderemos perceber que tudo se encaixa no quadro geral da vida, entretanto, costumamos ver com certa miopia, olhando para o fato dentro do instante e considerando o resultado de forma desconectada do todo, que só se vê bem com certa distância. O tempo, portanto, pode ser o melhor corretor, pois nos permite ver de outra forma o que consideramos um erro.
O melhor não é julgar, mas aprender, mudar e seguir crescendo. Erros não são desvios, fazem parte da jornada. Reflita sobre isto. Suerte!

(Crônica retirada do jornal Correio do Povo - By: Dulce Magalhães)


weheartit.com

3 comentários:

  1. É como dizem... é errando que se aprende né?


    bjs,


    Morena
    www.todamocinha.com

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, é errando que se aprende. Ótimas crônicas aqui, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto!
    As vezes um erro pode virar algo bom ;)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir

© Cultura e Donuts - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Tainara Rodrigues de Figueiredo.
Tecnologia do Blogger.