Mês da Mulher, por Estante Virtual

Hoje o meu boa tarde vai especialmente para as belas mulheres do Brasil e do MUNDO!
Sempre que eu penso na figura da mulher a primeira imagem que me vem em mente é a da minha mãe, uma mulher delicada, guerreira, amiga, para mim um exemplo.
Cada mulher ao redor do mundo possui grandes virtudes. Mas foi graças a um grupo de batalhadoras russas lutando por RESPEITO, assim dizendo, que o dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher.
Hoje recebi um e-mail do site Estante Virtual para conhecer 10 importantes figuras femininas da literatura. O post é tão maravilhoso que decidi compartilhá-lo com vocês.
Veja abaixo 5 mulheres que o site citou e conheça as outras 5 neste especial do Estante Virtual. 
Espero que aproveitem...










Rachel de Queiroz

Escritora brasileira e primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras (1977), onde vinte anos antes recebia o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra. Rachel de Queiroz conheceu o sucesso e obteve reconhecimento já em seu romance de estreia: O Quinze - publicado com ajuda financeira dos pais. 
Em suas obras, Rachel trata de temas sociais e expõe, de forma dramática, a realidade e as lutas do povo nordestino contra a miséria e a seca.





CECÍLIA MEIRELES

Professora primária, poeta e uma das primeiras vozes femininas de grande expressão na literatura brasileira. Cecília ganhou o Prêmio de Poesia Olavo Bilac (1910) por seu livro Viagem e o Prêmio Jabuti de Poesia (1964) pelo livro Solombra, além de ter sido agraciada, em 1965, com o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra.
Fortemente influenciados pelo simbolismo, seus poemas são marcados pela musicalidade e impressões sensoriais. Sua poesia intimista também revela desencantos e traz reflexões acerca de temas que retratam a vida, o amor e o tempo.


CLARICE LISPECTOR

Nascida na Ucrânia, mas assumidamente brasileira, Clarice Lispector inaugurou a prosa introspectiva no Brasil e se tornou uma das escritoras com conteúdo mais compartilhado nas redes sociais. Além de ter assinado muitas colunas e artigos como jornalista, traduziu romances renomados e fez adaptações de obras já consagradas para o público juvenil.
Seus textos são narrados de forma intimista e as impressões e sentimentos dos personagens assumem o primeiro plano. A ausência de linearidade em sua narrativa é justificada pelo predomínio do tempo psicológico.

JANE AUSTEN

Jane Austen alcançou reconhecimento ao escrever Orgulho e Preconceito, considerado um dos livros mais lidos em todo o mundo e que virou filme indicado ao Oscar em 2005. Criou a comédia de costumes, retratando a sociedade da época e introduzindo personagens ordinários e da classe média inglesa.
Em sua narrativa, predominam os diálogos carregados de ironia e a reflexão acerca de valores como orgulho, vaidade, ambição e preconceito. A proximidade entre seus textos e sua vida nos leva a uma leitura autobiográfica de sua obra.


AGATHA CHRISTIE

Ainda que seus pais tenham feito de tudo para que ela seguisse carreira de cantora lírica ou pianista, Agatha Christie preferia os contos. Seus mais de 90 livros publicados, e traduzidos em todo o mundo, fizeram dela a "Rainha do Crime" e maior escritora de romances policiais de todos os tempos.
Além de peças teatrais, e os consagrados contos e romances de mistério, Agatha ainda publicou seis romances românticos sob o pseudônimo de Mary Westmacott.





Espero que tenham gostado!
Xoxo

Post baseado no especial publicado pela Estante Virtual.

7 comentários:

  1. Que post lindo!

    Feliz dia da mulher a todas as mulheres que fazem no mundo melhor - :)

    Amo todas! Conheço todas e li pelo menos um livro de cada um delas... menos da Jane - porém já estou com um aqui e em breve vou ler!

    Adorei a dica de filme!
    Realmente parece ser muito bom* hehe
    Cenas fortes e o tema é bastante o meu estilo! Hahaha

    Tem resenha nova lá no blog, vem conferir! :)
    Desde já, obrigadão!
    Lucas F
    http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Realmente o post é maravilhoso. Li as outras 5 lá no site e gostei das 10. Feliz Mês da Mulher

    ResponderExcluir
  3. Numa boa, só fera!!!
    Agatha Christie é muito linda!
    Adoro os livros da autora.

    ResponderExcluir
  4. Adoreiii!
    Cecília Meireles, amo muito!
    Beijos.
    www.facilserbonita.com

    ResponderExcluir
  5. Acho que todo dia é Dia da Mulher, então parabéns Tainara, mesmo com um pouco de atraso se for falar sobre o dia em que isso é comemorado “oficialmente” *-*
    Enfim, achei muito interessante a postagem, principalmente por ver a Christie, minha eterna Dama *-----* Também gostei de ver uma autora que tenha ganhado o Prêmio Jabuti, já que sempre sinto muito orgulho de um escritor da minha cidade ter sido o idealizador desse prêmio.

    Beijos!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa coluna !! Tantas autoras geniais reunidas :)
    Jane Austen é a minha favorita, não é a toa que "Orgulho e Preconceito" é meu livro favorito *-*
    Agatha Christie é genial e fico impressionada com a criatividade dela para escrever os suspenses.

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Existem tantas autoras genias e maravilhosas que fica até dificil escolher.
    Jane Austen, Clarice e JK minhas favoritas ^^
    Beijos
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    Ah!! Não sei quem criou a TAG vou dar uma olhada nos outros canais literários pra ve se eu acho :D

    ResponderExcluir

© Cultura e Donuts - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Tainara Rodrigues de Figueiredo.
Tecnologia do Blogger.