Resenha | Astronauta: Magnetar


Muito antes de Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, o grande Mauricio de Sousa ainda em meados dos anos 80 criou o astronauta, um personagem do interior que deixou a vida na Terra para explorar o espaço acompanhado apenas do computador de sua nave, em histórias filosóficas e engraçadas que abordavam a solidão do espaço e fazem sucesso até hoje junto com os outros personagens da querida Turma da Mônica.
Apresentado em 2012, o selo Graphic Novel da Mauricio de Sousa Produções traz personagens já conhecidos em uma nova roupagem e temática adulta. Quem inicia este novo projeto é Danilo Beyruth, autor e criador do Necronauta que assume desenho e roteiro desta nova versão do Astronauta.
Em Astronauta: Magnetar, o personagem vai estudar o fenômeno conhecido como magnetar quando uma falha resultante do próprio fenômeno danifica sua nave e o sistema de comunicação deixando-o a deriva no espaço, a partir disso o tempo começa a correr e viver ou morrer na solidão é só uma questão de tempo, neste período de exilio é que vem a tona muitas lembranças e o julgamento das escolhas que fazemos durante a vida e o que arriscamos para alcançar o que queremos.
Tudo parece andar bem na história, desde os desenhos com sequencias muito bem feitas, o traço de Daniel Beyruth e as cores que dão o tom sombrio a trama. Dificilmente temos acesso a um material nacional tão bom e com temáticas tão pouco abordadas, seja pelo preço ou pela dificuldade de encontrar, que Astronauta se torna uma obra que merece ser lida e pode ser encontrada nas bancas.


Pessoalmente achei incrível, me prendi a trama do inicio ao fim acompanhando a solidão do protagonista, mesmo quando terminei de ler fiquei querendo desfrutar mais deste universo adulto que na versão original, junto ao Batman e Homem aranha me tornou um leitor hoje. Por algum motivo ao me lembrar da obra me lembro da canção Starman de David Bowie, mas acho que isso é uma particularidade. Se tiver a oportunidade de ler a obra não perca.    

Resenha por:
Eduardo Fossati
      

3 comentários:

  1. Muito bacana! Adorei o post, a resenha e as ilustrações :)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  2. Hey Hey

    Adorei a dica de HQ! Não leio muito mas essa me pareceu super bacana!
    Mega curti, os traços das ilustrações - apesar de ser leigo no assunto - são muito bem feitos! *-*

    Adorei o post Edu ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom,
    li algumas coisas folhe-ei algumas postagens,
    gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha.
    Deixo-lhe a minha bênção.
    E que haja muita felicidade e saúde em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir

© Cultura e Donuts - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Tainara Rodrigues de Figueiredo.
Tecnologia do Blogger.