Resenha | Cilada



Sinopse: Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior. O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente. Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios. Nada é o que parece e tudo pode ser desfeito até a última página.


Fãs de um bom suspense policial, assim como eu, sabem que Harlan Coben é um gênio do gênero. Bom, foi justamente esse rótulo de "gênio" que me levou até a leitura deste livro incrível.
Cilada é um dos melhores livros da minha lista de lidos. A trama gira em torno da repórter Wendy que faz de tudo para acabar com a vida de Dan Mercer, uma cara que na sua opinião é um pedófilo dos piores. Mas dizer num tribunal "na minha opinião ele é um pedófilo" não é prova concreta para condenar uma pessoa e por isso Dan é inocentado. Infelizmente, ou felizmente, no ramo das reportagens um julgamento que cai na mídia tem grande força perante a sociedade, é devido a isso que a vida de Dan Mercer muda completamente, com perseguições de pais indignados que duram até o dia de seu assassinato. A protagonista, Wendy, é testemunha desse crime e ela, que sempre confiou em seus instintos, começa a achar que Dan Mercer não era o verdadeiro bandido da história. Sentindo-se culpada pela morte de um inocente, a repórter exerce o papel de detetive para começar a investigar e a ligar os fatos de todos o crimes que surgiram na região, como o caso de Haley McWaid que está desaparecida há meses sem nenhuma pista do seu paradeiro.
"E tem outro jeito? Não é vingança, nem sede de sangue ou violência, nada disso. Somos todos seres humanos, mas se uma pessoa faz uma coisa dessas, se a sua genética ou a sua história de vida são tão ruins que ela precisa molestar uma criança, bem, nesse caso, o mais humano a fazer é...matá-la."
Tudo se complica e tudo gera dúvida. O que será verdade? Existem culpados ou inocentes nessa história? Quem matou quem? Nenhum crime é perfeito, afinal ninguém consegue escapar das próprias mentiras.
Ai, como eu queria contar vários spoilers para vocês, pois este é um livro onde nada é o que parece ser. Foi por isso que a leitura me agradou do início ao fim, ela fez com que eu me sentisse num verdadeiro caso de polícia, daqueles estilo CSI.
Cilada é um livro sobre perdão, falsidade, desespero, mentiras, dúvidas e que misturando tudo consegue trazer um final surpreendente.
Gostei muito da escrita do Harlan Coben e esse livro só me fez querer criar uma coleção das obras dele.

9 comentários:

  1. Gente, Harlan Coben é perfeito né? Sou suspeita para falar dele e de seus livros! Adoro a série Myron Bolitar... Esse ainda não li, mas vai para lista, porque adorei a resenha! Coben não decepciona nunca pelo visto.

    ResponderExcluir
  2. Que resenha mais empolgante!
    Amei! A capa do livro é legalzinha e acho a proposta muito legal.
    Irei adquirir em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. HUm...adorei flor! EU tenho esse livro e quero muitooo ler, porque parei na metade por causa da facu! kkkk
    Eu adoro o Harlan, ele é um gênero mesmo. Já sigo aqui!
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro esse jeito do Harlan de levantar duvidas do leitor até não conseguirmos mais nos aguentar de curiosidade rsrs Tbm me sinto um policial investigador ao ler livros dele rsrsrs sabe, Antes de Dormir do SJ watson é bem legal, acho que vc vai gostar!
    Ah, to seguindo o blog :D
    Beijos, adorei conhecer aqui ! Muito lindo!
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, flor. Adorei conhecer um pouco mais sobre esse livro, ótima resenha. Seu blog é tudo de bom. Seguindo...

    Abraços.

    http://palavrasaventureiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Harlan Coben é o cara, por isso quero ler Cilada o quanto antes - mesmo não sendo um livro do Bolitar, que é um personagem incrível. A forma empolgante com que você comentou sobre esse livro apenas aumentou minha curiosidade, até porque tem um tema bem interessante envolvendo a história.

    Beijos.
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  7. Já tem um tempo querendo ler esse livro, mas ainda não comprei, porque estou esperando diminir um pouco a minha pilha de leitura ;)
    Gosto muito dos livros do Harlan!
    Parabéns pela resenha, ficou ótima.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é, com toda a certeza, um dos meus favoritos. Achei o final simplesmente espetacular: a forma como o sumiço de Hailey foi explicado, principalmente. Adorei a resenha e o blog também (acabei de conhecer) e estou te seguindo :)
    Beeijo
    http://estoriasdacarter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi falar desse livro. A capa me chamou atenção desde a primeira vez que o vi. Bom, ele parece ser muito bom. Adorei a resenha!!!

    Bjs
    http://pensandoemlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Cultura e Donuts - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Tainara Rodrigues de Figueiredo.
Tecnologia do Blogger.