Resenha | A Farsa

"...O Fantasma aproximou-se com um sorriso de boas-vindas. - Bom dia - disse, simpático. Nem sempre tinha a oportunidade de falar com aqueles que devia assassinar. A oportunidade lhe agradou. Ao longo dos anos, desenvolvera determinadas crenças em relação à mortalidade e ao destino, e estava curioso para ver se aquele homem tinha noção de que o seu tempo na Terra estava no fim..."
Eu nunca tinha lido um livro do Christopher Reich apesar de já ter ouvido muito falar sobre ele, inclusive tive recomendações para ler A Farsa. Não sei se em outras obras o autor é detalhista assim como nesta, boa parte do livro é politicagem e as partes mais interessantes eram, com certeza, as de espionagem.
O primeiro livro de uma trilogia, começa com um prólogo interessante e foi o que me levou a ler o livro até o fim. Jonathan é o protagonista deste volume, ele e sua mulher, Emma, estão escalando nos Alpes quando uma avalanche acaba ferindo sua esposa fazendo com que ele a abandone alguns instantes para ir atrás de socorro. Quando o médico cirurgião volta ao local do acidente para ajudar Emma, a mesma já não está lá. Jonathan segue um rastro de sangue e descobre o corpo da sua esposa no fundo de uma profunda greta.
A partir daí é que começa o suspense. Conformado com sua perda, Jonathan volta ao hotel e acaba por receber tickets correspondentes à malas que estão aguardando por serem resgatadas numa estação de trem. O médico portanto, vai até a estação e recebe as tais malas. Dentro delas estão conjuntos de lingeries, maquiagem, muito dinheiro e o principal: uma identidade com a foto de Emma porém com outro nome, Eva Kruger.  Jonathan se vê numa complicada situação. Quem seria Eva Kruger e porque há uma foto de Emma naquela identidade? Tudo o que ele quer são respostas. Ele acaba por encontrar-se com uma amiga de sua mulher e, juntos, vão atrás de explicações para tudo. Durante toda a trama acontecem assassinatos e investigações sobre uma tentativa de ataque à Israel através de explosivos nucleares carregados em um avião teleguiado. O que isso tem a ver com Emma/Eva? TUDO!
O "problema" deste livro é que são várias histórias, ou seja, vários pontos de vista e a maior parte envolve geopolítica. Não posso dizer que é um livro chato, pois com certeza não é. Em alguns momentos é inevitável ficar de queixo caído ou nervosa com certas situações. A Farsa é um livro detalhista sim, cheio de fatos do passado de cada personagem que aparece, porém com um final emocionante. 
Eu recomendo a leitura para aqueles entendidos de política e que gostam de uma investigação bem aprofundada, pois creio que foi esse o objetivo de Reich ao elaborar tantas "cenas" características de uma grande missão de espionagem envolvendo um grande número de personagens em um minucioso suspense.
O que eu espero do próximo volume? Basicamente a mesma coisa, política e espionagem, com Jonathan envolvido mais profundamente nesse mundo.
Uma dica: preste atenção nos detalhes.

XOXO ;*

6 comentários:

  1. Legal a tua resenha. Eu gosto de livros de investigação mas pelo jeito esse ai é bem detalhado. Parece ser um bom livro, mas pra quem tem paciência.
    Obrigada pela dica de qualquer maneira, vou dar uma procurada.
    Camila

    ResponderExcluir
  2. Oi Tai!
    Tu sempre me apresenta algo que não conheço e e esse é mais um,mas acho que não o leria pq não sou fã de política,na verdade tenho aversão a ela e cenas muito detalhadas me dão sono.A resenha está perfeita,não esconde nada sobre o livro.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Primeiro gostaria de agradecer a visita no meu blog, obrigado mesmo!
    O livro eu conhecia sim, tenho vontade de ler ele e os outros dois que dão continuidade a história. Adorei a resenha, bastante explicativa! Me deu mais vontade de ler A Farsa. Sigo =)

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  4. Não é exatamente meu tipo de livro, e a capa não me agrada muito, mas a resenha ficou tão ótima que até pesquisei mais a respeito!
    Já quero ler! Hehe

    Um beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, amiga, mesmo que esse não seja o tipo de livro que me chame atenção (com tantos detalhes) tu conseguiu deixar uma vontade de descobrir o que acontece no final com essa resenha.
    Teu blog tá lindo!
    Kisses ♥

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso Tainara. Ótima resenha. Eu adoro livros investigativos, mesmo pelos detalhes às vezes é o que dá o climax da história.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

© Cultura e Donuts - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Tainara Rodrigues de Figueiredo.
Tecnologia do Blogger.