Resenha | Tentação


Marco Hruschka é um poético autor que com 53 poesias dividas em 3 partes coloca no livro Tentação nos passa toda a sua emoção e criatividade em diversos temas.
Tentação Formal é a primeira divisão do livro, conta com 11 poesias abordando aspectos da mitologia e religião. A suavidade também está presente nesta divisão como nas outras duas, em doces palavras ligadas algumas vezes a termos melancólicos o autor mexe com nossos sentimentos. 
A segunda divisão denominada Tentação do Sofrimento já aborta amplamente as questões amorosas de dor e sofrimento, especialmente e principalmente os anseios do Eu Lírico.  A poesia Jogo Cíclico, solta "palavras ao vento" em um jogo rápido para que em poucos segundos entendamos o significado de uma vida.
Falando de amor e sedução a terceira parte com o nome Tentação do Verso Livre é a mais tocante (na minha opinião). Também aborda alguns aspectos religiosos, o que me fez prestar bastante atenção e ainda sanar minha curiosidade com relação ao autor sobre sua escolha religiosa. Com 32 poesias essa divisão causou-me arrepios. No geral o livro todo dosou amor, desejos, morte, sofrimento e também fé! 
É claro que como em grandes e boas poesias, o livro conta com palavras complexas, difíceis de encaixar em um contexto, mas as grandes poesias são assim, difíceis de entender mas fáceis de sentir. Contamos até com uma poesia em francês!
Posso ressaltar as poesias Escreva com Fé; Amor Solitário; Cheiro de Lágrima; A Arte de Ser Feliz;  Anjo de Deus; Bailemos; Mar...Que se tornaram as minhas preferidas.
A capa é muito bonita, as páginas são brancas mas não interfere na leitura e até o prefácio é bacana de ler.
Para os amantes, e até os não amantes, de poesias é um ótimo livro pra ler e refletir.
"Mas o que é Tentação afinal? É, acima de tudo, desejo, vontade, ânsia e paixão. O querer."
Parabéns ao autor pelo seu talento e sensibilidade.

12 comentários:

  1. Eu nunca fui muito fã de poesias, mas é sempre bom tentarmos novas leituras, arriscar campos desconhecidos, você indica esse livro à iniciantes na poesia? *-*

    beijos
    http://bruguelabranquela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariana! Sabe que nem eu sou muito experiente e crítica em relação a poesias, essa foi uma oportunidade que eu gostei muito. Eu indico sim para iniciantes, pq mesmo contendo palavras "difíceis" é super simples de entender o sentimento que o Marco colocou no livro.
      Beijão! ^^

      Excluir
  2. Oi Cat!
    Livros de poesias não são bem minha praia! Eu prefiro lê-las separadas e raramente (rsrs), mas algumas são tentadoras mesmo! Hehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha Tainara! Porém, não sei se leria o livro, já que não curto muito literatura poética. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, pensei que seria a única a dizer que também não curto muito poesias. Algo com traumas de leituras obrigatórias que se baseavam em poemas nada fáceis de entender. Mas enfim, amiga, a resenha ficou ótima e é muito bom que tu goste e leia de todo tipo de livro para enriquecer o teu blog.
    Parabéns pelo blog, linda!
    Beijooooos!
    Let It Shine

    ResponderExcluir
  5. AAAAAH, Tai! Resenha maravilhosa... mas como não gosto muito de poesias, não me interessei no livro, embora a capa seja linda! *0*
    XOXO,
    Allan Gomes [Blog Dias de Chuva]
    http://blogdiasdechuva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parece muito bom esse livro! Pela resenha, não consegui enxergá-lo como um simples livro que contém poesias. Vou colocar em minha lista agora.

    *-*

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha e parece muuito bom o livro!! fiquei com vontade de ler... tenho que listar os livros que vou comprar pra não me esquecer de nenhum!
    HAHA
    Beijinhos!
    http://bolasdemeia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Parece ser ótimo o livro, só pela capa (:
    Já estou seguindo (:

    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Parece ser um livro muito bom, eu gosto de poesias e a capa é linda ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  10. A capa é bonita, não poesia não é muito a minha praia.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  11. Achei a capa maravilhosa!! E não esperava que o livro se trata-se de poesias. Achei bem interessante :)

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Cultura e Donuts - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Tainara Rodrigues de Figueiredo.
Tecnologia do Blogger.